A segunda edição do Rede Inve$t – Do Conceito ao Capital já está com inscrições abertas para startups do Rio Grande do Sul interessadas em captar investimentos e ampliar suas conexões com investidores nacionais e internacionais. A iniciativa é promovida pela Rede RS Startup, programa colaborativo da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia (Sict) em parceria com a Aliança para Inovação, Fapergs e Reginp.
O programa busca fortalecer o ecossistema de inovação em todas as oito regiões do Inova RS – Central, Fronteira Oeste e Campanha, Metropolitana e Litoral Norte, Noroeste e Missões, Produção e Norte, Serra Gaúcha, Sul e Vales –, aproximando empreendedores de capital e conhecimento estratégico.
Baseado no sucesso da edição inaugural, que ofereceu workshops e rodadas de negócios com o Tecnopuc, o Rede Inve$t 2025 chega com novidades. Desta vez, startups com soluções de impacto social e ambiental terão prioridade, seguindo uma tendência global de valorização de negócios que enfrentam desafios climáticos, sociais ou de governança.
Além disso, o programa conta com oito investidores internacionais e mais de 30 investidores brasileiros, ampliando as possibilidades de captação de recursos. Outro diferencial desta edição é uma série de podcasts no canal da Rede RS Startup no YouTube, com especialistas abordando temas essenciais como due diligence, internacionalização e como preparar um pitch de impacto.
“Nesta segunda edição, contamos com investidores de fora do país interessados em levar as startups gaúchas para o cenário global”, destaca Carina Pasqualotto, gestora de internacionalização e funding da Rede RS Startup.
Segundo a também gestora Laura Maisonnave, o programa manterá o olhar atento para soluções de impacto, mas ampliará o escopo para todas as áreas de inovação. “Após a enchente de 2024, tivemos um foco muito forte em soluções para crise climática. Agora, além disso, queremos potencializar todo tipo de solução inovadora”, explica.
As startups podem se inscrever até o dia 14 de julho, desde que estejam cadastradas na plataforma Rede RS Startup. Os negócios selecionados poderão disputar cheques de até R$ 15 milhões, fortalecendo sua expansão para novos mercados. Mais informações e o formulário de inscrição estão disponíveis na página oficial da Rede RS Startup.