Nesta quarta-feira (23), haverá a eleição para prefeito, vereadores e governantes de Gleniópolis. A mini cidade é resultado do projeto de educação fiscal da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Glênio Peres, de Viamão, que tem como objetivo ensinar, de forma lúdica e prática, como se dá a estrutura administrativa de um município.
De acordo com a coordenadora escolar, Karen Juliana Silva, o projeto de educação fiscal teve início em 2023, quando a Prefeitura de Viamão lançou o desafio para que as escolas trabalhassem o assunto com os seus estudantes. Naquele ano, o colégio criou o gleníto (moeda escolar) e a feira gastronômica cultural, ações que tiveram continuidade nos anos seguintes.
“Ano passado, além do que já havíamos feito em 2023, começamos a trabalhar a questão do tributo do dinheiro público e os setores que administram a cidade. Os alunos do quarto ano se apropriaram do assunto e realizaram um bate papo com os demais estudantes da escola”, relembra a coordenadora.
A fim de aprimorar o projeto, trabalhar de forma mais dinâmica o assunto e fazer com que os alunos se tornassem protagonistas da ação, neste ano, a EMEF Glênio Peres, que é comandada pela diretora Mariana Veloso, desenvolveu uma mini cidade intitulada Gleniópolis. A proposta foi lançada para os alunos que logo acataram a ideia.
“Entendemos que antes de qualquer coisa é preciso ter base, conhecer cada assunto, então selecionamos os representantes da mini cidade e visitamos a Prefeitura, as secretarias de Educação e Saúde, o CRAS, o posto de saúde do bairro, a Câmara de Vereadores e o Colégio Israelita Brasileiro, em Porto Alegre, que também desenvolve um projeto como este”, explica Karen.
Conforme a coordenadora, esse projeto trabalha as vias da educação infantil. Alunos do terceiro, quarto e quinto ano do ensino fundamental serão os governantes de Gleniópolis (prefeito, vereadores e secretários), e os estudantes do jardim, primeiro e segundo ano serão a população que irá eleger seus representantes através da eleição que ocorre nesta quarta-feira (23), na escola.
“As crianças estão muito envolvidas e a intenção é de tornar esse projeto algo que componha a identidade da escola. Nossa mini cidade será montada dentro do nosso ginásio e a inauguração está prevista para outubro. A expectativa é a de que representantes de Viamão possam vir conhecer Gleniópolis neste dia e que os alunos se tornem protagonistas no desenvolvimento desta mini cidade”, finaliza a coordenadora escolar.
Para conhecer o projeto e estar por dentro do que acontece na escola e na mini cidade, basta seguir o perfil @emefdrglenioperes no Instagram.
Fotos – Divulgação