A Associação da Cultura Hip Hop de Viamão (ACH2V) entrou este ano com um projeto de lei, junto a Câmara de Vereadores, que visa reconhecer o hip hop como movimento cultural de caráter popular no município. A PL 53/2025 tem como objetivo valorizar a expressão artística e social do movimento através da viabilização de ações e do fomento à cultura.
De acordo com a associação, se aprovada a lei, a Semana Municipal do Hip Hop passará a integrar o calendário de Viamão de forma oficial, promovendo, assim, eventos, oficinas, debates, palestras e apresentações.
“Não é tarefa fácil aprovar uma lei na Câmara, mas se estivermos juntos, as chances de aprovação serão maiores. Por conta disso, precisamos contabilizar o maior número de articuladores e fazedores da cultura hip hop na cidade. Queremos identificar e quantificar artistas, coletivos e agentes como MCs, DJs, B.boys, B.girls, grafiteiros, produtoras, educadores, etc, pois esse mapeamento vai gerar dados que comprovam a relevância cultural e social do Hip Hop em Viamão”, afirma a ACH2V nas redes sociais.
Para ajudar na causa e participar do mapeamento dos Hip Hopers da cidade, o interessado deve preencher o formulário disponível neste link. Maiores informações sobre o movimento e a ação no Instagram @culturahiphopviamao.
Foto – Reprodução Redes Sociais