Tendo em vista as dificuldades sensoriais das crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na hora de cortar o cabelo, um projeto de Viamão, intitulado Corte Azul, tem impactado a vida de inúmeras famílias atípicas da região metropolitana. A iniciativa do barbeiro Jonathan Rodrigues tem como objetivo promover um atendimento inclusivo e um acolhimento personalizado para o público em questão.
De acordo com o idealizador do projeto, o Corte Azul surgiu há um ano e meio, após um de seus filhos, Davi Rodrigues, receber o diagnóstico de autista. Nessa época, Jonathan, que sempre foi apaixonado pela sua profissão, percebeu uma grande dificuldade em cortar o cabelo do menino, que se incomodava com o ato por conta das dificuldades sensoriais.
“Isso mexeu comigo. Eu sempre fui barbeiro, sempre busquei me especializar na área, mas depois do diagnóstico as coisas mudaram na minha vida. Comecei a pensar em quantas outras famílias atípicas também enfrentavam esta mesma dificuldade que eu e meu filho, e foi aí que decidi unir a minha profissão com essa causa”, conta Jonathan.
O barbeiro, que sempre investiu no conhecimento em sua profissão, começou a estudar e a se aprofundar na questão do autismo, a fim de entender melhor sobre a sensibilidade sensorial deste grupo. Com o passar do tempo, o projeto Corte Azul começou a crescer e se desenvolver. As ações, que eram realizadas apenas a domicílio, ganharam um espaço físico dentro de uma barbearia de Viamão.
“O dono do lugar onde trabalho como barbeiro abraçou o projeto e então criamos um espaço sensorial justamente para atender essas famílias atípicas e promover um acolhimento personalizado. Hoje atendo pessoas tanto de Viamão quanto de outras cidades da região metropolitana, como Porto Alegre e São Leopoldo. Para mim fazer isso é uma missão de vida porque quando brigo pelo meu filho, brigo por muito mais, afinal o que faço hoje talvez não seja apenas pra ele mas para gerações futuras”, relata o pai atípico.
O projeto Corte Azul atua em um espaço inserido dentro da Barbearia Dona Navalha, localizado na Avenida Senador Salgado Filho, 9745. Cabe ressaltar que cortes a domicílio seguem sendo realizados pelo idealizador do projeto. Para contato e/ou maiores informações, o interessado pode acessar o Instagram @jrldocorte e/ou falar diretamente com Jonathan através do número (51) 98660.4404.
Fotos – Divulgação