Entre o final de julho e o início de agosto, o Conjunto Folclórico Arte Nativa, de Viamão, representará o país em dois festivais que ocorrem nos Estados Unidos. O grupo, formado por músicos e bailarinos, apresentará danças típicas de três regiões do Brasil no Magic Valley em Burley, Idaho, e no World Folkfest em Springville, Utah.
De acordo com o diretor, Fabiano Maciel Ferreira, o Arte Nativa foi fundado em 2014 a partir de um grupo de amigos que tinha como objetivo dançar e divulgar a cultura gaúcha pelo mundo. Com o passar do tempo, o conjunto foi conquistando espaço e visibilidade em diversos eventos no Brasil e no exterior, chegando a realizar turnês internacionais em países como Estados Unidos, Argentina e Portugal.
Devido a esse crescimento, o grupo sentiu a necessidade de ultrapassar as fronteiras da cultura nativista, abrangendo a cultura brasileira como um todo. Hoje, além das danças tradicionais gaúchas, o Arte Nativa também apresenta danças como samba e forró.
“Estes festivais são eventos incríveis e muito disputados entre os grupos de dança. Cada ano são centenas de inscritos para poucos selecionados e essa será a primeira vez que um grupo do Brasil irá participar de ambos os eventos. Por conta disso, vamos representar o país através dessas três danças típicas”, afirma Fabiano.
No que se refere à expectativa, o diretor do conjunto afirma que a intenção é a de poder representar o país da melhor forma possível. “Afinal, estaremos abrindo as portas para outros conjuntos daqui e, além disso, queremos mostrar que somos organizados e competentes artisticamente, deixando eles com gostinho de quero mais”, ressalta.
Com 18 artistas, entre músicos e bailarinos, a viagem inicia no dia 20 de julho e se estende até o dia 2 de agosto. Para acompanhar a turnê do grupo folclórico Arte Nativa nos festivais dos Estados Unidos, basta seguir o Instagram @cfartenativa.
Foto – Reprodução Redes Sociais