Dois filmes produzidos em Viamão irão integrar o Festival de Cinema de Gravataí, que ocorre entre 28 e 30 de agosto, no município vizinho. Intitulados “A luta pela terra indígena”, de Orluk Jaiko Benites, e “Sítio dos Vagalumes”, de Eduardo Piotroski, as obras cinematográficas referem-se aos gêneros estudantil documentário e estadual ficção, respectivamente.
No que diz respeito ao filme “Sítio dos Vagalumes”, do diretor e roteirista Eduardo Piotroski, a ideia da obra surgiu após uma experiência vivenciada durante uma viagem a uma cidade pequena. De acordo com o jovem, na hora de se hospedar em um hotel simples, ele e o namorado foram alvos de homofobia.
“Foi meio aterrorizante ficar lá. Antes da situação, o homem que nos atendeu parecia ser simpático. Então na hora de passar esses sentimentos para o roteiro veio essa imagem de pessoas que na fachada são doces mas que por dentro são monstros. Esses monstros que não aparentam ser o que são foi o pontapé inicial para criar o Sítio dos Vagalumes”, conta o roteirista.
O filme, que foi financiado pela Lei Paulo Gustavo, através do edital Cinema de Porto Alegre, contou com cerca de 50 pessoas em sua produção, que ajudaram direta e indiretamente. “Foram 2 meses de pré-produção para 3 dias intensos de filmagens”, afirma o diretor.
Após sua produção e edição, a obra cinematográfica começou a ser distribuída por Fernanda Etzemberg, que também inscreveu o filme no Festival de Gravataí. “Eu tenho família na cidade, então é um orgulho poder passar o filme lá. Infelizmente acho que as pessoas têm pouco contato com cinema brasileiro independente, o que é uma pena, mas acho maravilhosa essa oportunidade de poder levar o filme a outros públicos. Escutar nossas vozes na tela de cinema e perto de casa é algo ótimo”, frisa Eduardo.
Os filmes produzidos em Viamão poderão ser conferidos, gratuitamente, durante o Festival de Cinema de Gravataí. O evento ocorre no dia 28 de agosto no Cinema Arcoplex, dentro do Gravataí Shopping (Avenida Centenário, 555), e nos dias 29 e 30 no Teatro do Sesc (Rua Anápio Gomes, 1241). Além das mostras competitivas, haverá rodas de conversa com os diretores, painéis com profissionais do audiovisual e atrações culturais.
Cabe ressaltar que a equipe de redação do Giro de Viamão tentou contato com os diretores do documentário “A luta pela terra indígena”, que também integra o festival, mas não teve retorno até o fim da produção desta matéria. Maiores informações sobre o Festival podem ser acessadas neste link.
Sinopse de Sítio dos Vagalumes
Carlos e Lúcio são um casal em busca de um sonho: comprar um sítio. Hugo é dono de um sítio à venda. Nesse encontro aparentemente banal, o horror é revelado. Não alheias a situação, as galinhas do sítio tomam uma providência.
Ficha Técnica
- Elenco – Bruno Fernandes, Juliano Passini e Marcelo Herrera
- Direção – Eduardo Piotroski
- Roteiro – Eduardo Piotroski e Mariana Fonte
- Direção de fotografia – Lívia Pasqual
- Direção de arte – Gabriela Burck
- Assistência de direção – Laís Werneck e Thainá Silva
- Direção de produção – Jeferson Silva
- Som direto – Tomaz Borges
- Desenho de som – Facundo Nahuel Gomez
- Montagem – Jonatas Rubert
- Color Grandind e finalização – Fernanda Etzberger
- Distribuição – Fernanda Etzberger
- Produção executiva – Loba Filmes e Mariana Fonte
- Financiamento – Lei Paulo Gustavo, edital de cinema Prefeitura de Porto Alegre