No domingo, 27 de julho, o Grupo Teatral Leva Eu, de Viamão, apresentará o espetáculo Negreiros – Histórias que a história não conta. A ação, que terá intérprete de libras, está prevista para iniciar às 18 horas no Teatro Simões Lopes Neto, localizado na Rua Riachuelo, 1089, no Centro Histórico de Porto Alegre.
De acordo com os organizadores, a peça, que já recebeu oito indicações ao Prêmio Açorianos de Teatro Adulto em
2024, sendo vencedor nas categorias de Melhor Trilha Sonora (Cigarra) e Melhor Dramaturgia (Diego Ferreira), integra a 2ª edição da Mostra Movimenta Cena Sul, realizada pelo Theatro São Pedro. Os ingressos custam R$ 40, podem ser adquiridos neste link. Cabe ressaltar que a classificação indicativa é de 14 anos.
Sobre o espetáculo Negreiros – História que a história não conta
Um mergulho na escravização contemporânea que envolve o tráfico de pessoas, fluxos migratórios e a ampliação do debate racial no Brasil. A peça parte de alguns disparadores para dialogar com o passado e o presente, misturando fatos históricos e políticos sobre a condição real e atual do negro no País, procurando ampliar a discussão dialética sobre a criminalização e a morte da juventude negra nas periferias.
Negreiros serve como metáfora para provocar outros olhares sobre situações contemporâneas análogas ao trabalho escravo e, consecutivamente, falar sobre racismo, preconceito e corpo negro (des)colonizado na cena. É como um navio que carrega nos seus porões suas memórias, dores e mazelas, mas também suas tradições e diásporas.
Ficha Técnica:
- Atuação: Juliano Felix
- Dramaturgia: Diego Ferreira
- Trilha Sonora: Cigarra
- Intérprete de Libras: Lucas Terres
- Cenografia: Rodrigo Shalako
- Figurino: Laura Bauermann
- Assistente de produção: Luka Machado
- Direção de movimentos e operação de som: Juliana Johann
- Direção e Iluminação: Igor Ramos
- Produção: Igor Ramos e Juliana Johann
- Realização: Grupo Teatral Leva Eu
Foto – Divulgação