Nesta terça-feira, 29 de abril, equipes da Secretaria Municipal de Saúde e da comissão de transição estiveram no Hospital de Viamão para realizar uma ação de fiscalização, com o objetivo de avaliar a situação atual da unidade hospitalar. Durante a visita, foi anunciada a emissão de ordem de serviço para instalação de câmeras de monitoramento externo, voltadas ao controle de acesso da população. A medida busca reforçar a transparência, o controle e o acompanhamento dos atendimentos prestados.
A ação foi motivada por uma série de relatos sobre dificuldades no acesso e na qualidade dos serviços, como longas esperas e apontamentos que vêm sendo cuidadosamente analisados pela equipe técnica da Secretaria de Saúde, que acompanha de forma contínua a atuação da atual gestora do hospital.
Na mesma ocasião, a comissão recebeu uma organização social interessada em participar do chamamento público para futura gestão da unidade. A visita técnica teve como objetivo apresentar a estrutura do hospital e esclarecer aspectos operacionais e administrativos. A análise das propostas apresentadas pelas instituições será realizada nos próximos dias, conforme os trâmites legais do processo.
A atual gestão do hospital, realizada por meio de contrato emergencial com o Instituto IMAS, tem vigência até 1º de agosto de 2025. No entanto, a Prefeitura de Viamão optou por antecipar a abertura de novo chamamento público para seleção de uma nova instituição gestora, a fim de garantir melhorias na prestação do serviço e assegurar um atendimento mais eficiente, digno e humanizado à população viamonense.
*Com informações e foto da Prefeitura de Viamão
