Moda, imagem pessoal, autoestima e profissionalismo: Como alinhar estes fatores pode mudar o seu posicionamento no mercado e fortalecer conexões

 

Mais do que um texto, essa coluna é uma atividade. Comece se olhando no espelho e avalie (com sinceridade), você se contrataria? Você compraria o seu produto? Iniciaria uma conversa com você em um evento profissional? Essas perguntas precisam ser respondidas apenas com a imagem que você vê no espelho, sem colocar todo o seu conhecimento em questão.

É sobre isso que iremos falar hoje, como alinhar as respostas para estas perguntas e vender mais, se conectar mais, fazer boas parcerias através da sua imagem. Como um grande bônus você aumenta potencialmente a sua autoestima.

A imagem pessoal não é apenas uma questão de estética, ela guia as percepções das pessoas sobre você. Ela complementa a sua competência e habilidades, a fim de estimular o próximo a se conectar com você, o que é muito importante e essencial na vida profissional, e eu diria que até na pessoal, se você está em busca de conhecer novas pessoas.

De acordo especialistas, uma pessoa demora até 6 segundos para formar uma primeira impressão, e é por esse motivo que a sua imagem precisa estar alinhada com os seus objetivos.

Muitas vezes, a tradicional frase “não fui com a cara daquela pessoa” é alimentada por uma imagem desalinhada, que distancia conexões e oportunidades. Causar a famosa boa impressão é necessária para ser escolhido em uma entrevista de emprego, para ser percebido em um evento de networking, captar novos clientes e fidelizá-los (Dica bônus: pessoas não compram produtos, compram histórias, emoções, busque passar isso na sua comunicação).

Mas como então montar um look intencional? Acima de tudo, você precisa estar adequado, não há elegância maior do que estar de acordo ao ambiente. Avalie os seguintes pontos: a temperatura do dia, o seu meio de locomoção, qual o nível de formalidade do seu dia, qual a agenda e as pessoas envolvidas em seus compromissos, e quantas ocasiões esse look precisa atender. Essa lista pode te assustar de imediato, mas te garanto que à medida que você vai guiando o seu look do dia dessa forma, este exercício se torna natural.

Um exemplo prático para ilustrar o que eu trouxe até aqui é você imaginar um(a) médico(a) pediatra vestido(a) todo de preto. Certamente, a criança teria medo, não se sentiria confortável, assim como os pais ficariam assustados, pois o primeiro impacto distanciou os pacientes do profissional.

Um look adequado, uma comunicação clara e os cuidados com sua aparência são ferramentas poderosas para refletir sua competência e profissionalismo. Espero que tenha conseguido fazer o exercício da imagem até aqui. Em breve, volto com mais conteúdos pra vocês de moda, comportamento e profissionalismo, afinal eles caminham juntos na jornada para o sucesso.

*Marcela Cota é empresária nos ramos de Educação e Moda, sócia-proprietária da Connection Brasil e Nahma.

 

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