A secretária de Saúde de Viamão, Michele Galvão, irá à Câmara de Vereadores, às 17h desta quinta-feira (5), para prestar esclarecimentos sobre a situação do Hospital de Viamão. Em vídeo, nas suas redes sociais, na manhã desta quinta-feira, o prefeito Rafael Bortoletti informou que a secretária também terá uma reunião ainda hoje com a secretária estadual de Saúde, Arita Bergmann, para tratar da situação do hospital. Bortoletti reafirmou a troca da empresa responsável pela administração do hospital: “Até a semana que vem, a empresa ganhadora da licitação irá assumir o hospital”. O prefeito anunciou que, ainda hoje, terá um um encontro com o chefe da Casa Civil do Estado, Artur Lemos, para resolver o impasse.
Médicos procuram o Simers
Parte dos médicos que prestam serviço no Hospital Viamão, através de empresas terceirizadas, solicitaram não integrar escala na instituição a partir do próximo sábado, dia 7 de junho. A empresa terceirizada que administra os turnos, já foi comunicada. Além do atraso nos pagamentos, os profissionais vêm enfrentando falta recorrente de insumos e até medicamentos básicos para atender os pacientes. A situação foi debatida em reunião com o Sindicato Médico do Rio Grande do Sul (Simers), na noite da última quarta-feira (4), comandada pelo diretor Ricardo Pedrini Cruz.
A instituição será administrada pelo Instituto Maria Schmitt (IMAS) até o final deste mês. Em julho, deve assumir o InSaúde, ganhador da licitação. O hospital pertence à Prefeitura de Viamão.
De acordo com os relatos, os valores de abril teriam que ter sido depositados em maio. Pela última previsão, o depósito deve ser feito agora em junho e o montante de maio, somente em julho. Eles receiam que, com a saída do IMAS, não recebam os meses faltantes. Os médicos informaram ainda problemas de comunicação, como o acesso a seus contratos, com a empresa designada pelo instituto para administrar a escala.
*Com informações do Simers