Viamão encerrou o primeiro quadrimestre de 2025 com números expressivos na geração de empregos formais e no crescimento econômico. O município foi o 6º maior gerador de empregos do Rio Grande do Sul, com 593 novos empregos de trabalho entre janeiro e abril deste ano.
Além disso, Viamão conquistou um destaque no setor industrial: foi o maior gerador de empregos na indústria de fabricação de cervejas e chopes em todo o estado. O crescimento desse segmento reflete o ambiente favorável para novos investimentos e o fortalecimento do setor produtivo local. Outro dado que reforça esse bom momento econômico é o surgimento de 2.787 novas empresas abertas em Viamão apenas nos primeiros meses do ano.
Esses resultados são fruto de um conjunto de ações da Prefeitura de Viamão, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, que firmou convênio com a RedeSim, para facilitar a abertura de empresas e modernizar a gestão tributária. Além disso, a tributação municipal (como taxas e impostos) passou a ser aplicada somente um ano após a constituição da empresa, o que também tem contribuído para incentivar a formalização e o crescimento do número de novos negócios na cidade.
O prefeito Rafael Bortoletti comemorou os dados e reforçou o compromisso da gestão: “Viamão é terra de oportunidades. Uma cidade que quer se desenvolver necessariamente precisa de empregos. Em comparação ao ano passado, aumentamos 45% de novas empresas na cidade e 21% de novos empregos. A gente segue acelerando nossa cidade, se desenvolvendo.” A Prefeitura segue empenhada em criar um ambiente cada vez mais atrativo para quem deseja investir, gerar empregos e contribuir com o crescimento do município.
*Com informações da Prefeitura de Viamão